Total de visualizações de página

30 de ago. de 2011

Misterioso caso dos velhinhos de Vilcabamba

Vista da Cidade de Vilcabamba - Equador
Bom não se assuste com o titulo, pois foi  meio difícil entitular este post ;-p . Vilcabamba se localiza ao sul do Equador 45km ao sul da provincia de Loja (cerca de 50km da divisa peruana), com cerca de 4mil habitantes. Localizada em um vale cercada por monumentais montanhas, bom até ai tudo bem ... , o que acontece de extraordinário nesta região é a longevidade desta região, por lá é comum achar velhinhos de 100 ,110 anos e há relatos que muitos viveram até os 136 anos de idade, a expectativa de vida é superior ao nível mundial e de muitos países ricos.

Em 2007 pesquisadores americanos afirmaram que a longevidade desta região era devida a composição da agua da região que havia "certos nutrientes" que continham anti-oxidantes que contribuem contra o envelhecimento, meses depois cientistas franceses comprovaram que a agua não continha tais "nutrientes" e que a longevidade estava mais relacionada a altitude do que a alimentação ou a agua que bebiam. Bem porque, os habitantes desta região tinham péssimos hábitos alimentares, suas comidas tinham muito sal, ingeriam altas doses de bebidas alcoolicas, tomam altas doses de café, e utilizam de uma droga chamada Chamico ( também conhecida como erva-do-diabo, é um poderoso alucinógeno, seus primeiros efeitos são semelhantes com o da maconha, depois de algumas tragadas com o da cocaína, gera alucinações, perda temporária de memória, exitação e estado de ira), sem contar que as condições sanitarias do local são um desastre ( a maioria das casas sequer tem esgoto ou agua encanada).


De acordo com o médico e escritor argentino Ricardo Coler ( autor do livro sobre Vilcabamba, “Eterna Juventud – Vivir 120 años”.). Que relata entre elas, a história de José Medina (foto ao lado esquerdo), que "parou de beber" aos 106 anos de idade. E de vez em quando toma um puro (cachaça) mas não mais de um por dia. Ainda fuma, mais ainda muito menos do que quando era jovem (segundo o mesmo ali pelo 70 anos de idade). E que aos 112 anos de idade ainda não conseguiu largar o Chamico.

O mais interessante é que esses "velhinhos" aos plenos 112 ou 120 tem sua dentição original (sem dentaduras ou proteses dentarias), lêem sem o auxilio de lentes ou óculos, e os cabelos brancos a partir de uma certa idade aparecem (mesmo lá) ,mas depois e um certo tempo os cabelos pretos começam a ressurgir e ainda assim possuem uma saúde de ferro !


Até mesmo um comediante mexicano Cantinflas (1911-1993)  que em 1968 quando esteve lá conseguiu se curar misteriosamente de uma doença cardíaca. Até mesmo animais domésticos como cachorros vivem acima da média lá, há cães que vivem cerca de 25 anos (coisa muito incomum para cães).


Muitas teorias foram atribuídas sobre a longevidade dos nativos, mas nenhuma delas foi comprovada cientificamente. Segundo o escritor, o mistério de vilcabamba continua sem explicação, e certamente quem descobrir o segredo desta longevidade misteriosa, certamente ficará rico !


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u467278.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário