Total de visualizações de página

31 de out. de 2012

Dica: Migrando do Windows para o Linux !


Porque postei esta imagem?

Simples, se você nunca usou computador ou usa o Windows faz um tempão, esta é provável imagem que vem primeiramente a sua cabeça quando alguém fala a palavra "Linux". Isso se deve ao fato de empresas que vendiam (e algumas ainda vendem) computadores pessoais no Brasil queriam fazer para reduzir o custo do computador e o vender mais barato (Para usar o Windows era preciso adquirir uma licença de uso, que muitas vezes tinham preços fora da realidade brasileira), assim para não vender o computador sem Sistema Operacional Instalavam uma versão qualquer de uma distribuição linux e não davam suporte ao sistema (e quando davam o suporte era muito fraco), isto reduzia em até 43% o custo do computador para a empresa que o vendia, ajudando a degradar a imagem do Linux (não pelo preço e sim pelo suporte muito fraco).

Mais deixando a história um puco de lado, vou direto ao assunto, AFINAL OQUE É UM SISTEMA OPERACIONAL LINUX?
-É todo sistema operacional que contem o Kernel do linux e está sob a licença GNU/GPL (Licença proprietária não-comercial, ou seja, é mais ou menos assim: você pode copiar, colar e modificar mas deverá citar o nome de quem o criou).

**O kernel é a parte do sistema que integra o hardware ou a parte "física" (Teclado, mouse, Memoria RAM,  Processador, ...) ao Sistema Operacional ou ao Software (programa/aplicativo) que o controla. o Windows e o MAC OSX tambem contem um kernel (e claro, são fechados e você tem que paga-los para usa-los, diferente do Linux ;-) )

Outra coisa que é importante ressaltar, nem tudo que contem o kernel do Linux é um sistema operacional Linux (ou GNU/Linux), como é o caso do ANDROID que contem o kernel do Linux mas seu sistema não está sob a licença GNU ou GPL (esse é um dos motivos para os programas do ANDROID não funcionarem no Linux e vice-versa).

**O sistemas operacionais GNU/Linux também são designados pela comunidade Livre como Distribuições Linux. Segundo a Distrowatch, existem mais ou menos 324 distribuições ativas !

-- Então qual distribuição escolher ?????

Se você está começando a mexer no linux lhe aconselho 2 distribuições Ubuntu (http://www.ubuntu.com/ ou http://www.ubuntu-br.org/) e Linux Mint ( http://linuxmint.com/), por dois motivos: São Extremamente simples e 90% das coisas ou dos problemas são resolvidos automaticamente (e o Ubuntu contem a central de software, o que facilitará sua vida e muito!), alem de ter um grande suporte pela comunidade
Evite distribuições como Slackware ou Debian logo de inicio, são estáveis, práticos e um pouco espartanos. São ideais para programadores, Técnicos e para entusiastas que querem se aprofundar no mundo linux, e podem espantar pessoas que estão começando no mundo linux !

Depois da instalação do sistema que programa devo instalar ?

--Se você vem do Windows, sem sombras de duvidas é o programa chamado WINE, ele roda nativamente os programas do Windows através de uma camada de compatibilidade, isso o ajudará a migrar para o Linux sem traumas. Cerca de 87,6% dos aplicativos feitos para Windows roda pelo Wine, (incluindo jogos), e alguns rodam melhor no Wine do que no próprio Windows (isso mesmo que você leu, Isto é verídico mesmo), mas apesar disso tenha em mente uma coisa: ele consumira um pouco mais de  meoria RAM e CPU do que no Windows (ele precisa rodar essa camada de compatibilidade em conjunto com outros programas do Linux).

Como instalar ????
(Pelo Ubuntu: )
Vá na barra lateral do ubuntu, clique em Central de Programas do Ubuntu, na caixa de pesquisa (aquela que tem a Lupa do lado) digite: Wine e aperte Enter ou na Lupa, clique em instalar no "Carregador de Aplicativos do Windows Wine ", espere instalar e pronto. Agora você pode instalar o seu programa favorito do Windows no Ubuntu sem estresse XD.
Para remove-lo basta proceder do mesmo jeito !

(Dica: Antes de instalar qualquer programa pelo Wine, procure na internet ou na central de programas se existe o programa para linux. Programas nativos rodam muiiiiiito melhor no computador). (continua....)



Um comentário: