Total de visualizações de página

30 de out. de 2012

Bactérias: Aliadas ou vilãs (opinião)

Não é preciso ser um medico ou um cientista para saber que a Bilhões se não Quadrilhões delas no nosso ambiente ( em um ambiente totalmente "limpo"), muito se fala sobre quão mal bactérias e fungos fazem mal a nós, mas mal sabemos que nosso corpo tem mais bactérias do que células !!!
Nosso corpo tem em média 10 trilhões de células enquanto nosso intestino (intestino de uma pessoa totalmente saudável) abriga cerca de 100 trilhões de bactérias. Isso se deve ao fato das bactérias serem muito menores que uma célula humana.

Muitas pessoas acabam achando que bactérias só fazem mal e é ela que nos traz doenças, isso é algo muito vago a se dizer, pois existem bactérias letais e toxicas, assim como existem bactérias no nosso intestino que sem elas não resistiríamos por muito tempo no mundo em que vivemos. Até há um debate entre empresas particulares e a NASA do medo de levar um ser humano a marte e contaminar o solo marciano com seres terrestres, pois é impossível esterilizar o ser humano de bactérias e de alguns fungos , o mesmo levaria qualquer pessoa saudável a morte. Nenhum humano consegue metabolizar todo seu alimento sozinho, ele necessita de algumas bactérias para realizar tal ato, são anos e anos de evolução conjunta com esses seres que passamos de geração em geração, e é praticamente impossível quebrar esta simbiose entre humanos e bactérias sem causar sérios efeitos colaterais ! E um dos motivos pelo qual tenho medo da palavra antibioticos, e e por esse motivo que a maioria deles tem como efeito colateral vomitos, enjoos e ate mesmo diarreia. Tudo isso devido as bacterias boas para organismo que sao mortas pelos antibioticos. E ha uma preucupacao crescente entre estudiosos de medicina, pois a cada ano que passa as bacterias malignas evoluem e ficam cada vez mais resistente a antibioticos, o medo dos cientistas eh chegarem em um ponto em que estas bacterias fiquem totalmente imune a antibioticos .>

Nenhum comentário:

Postar um comentário